Local da partida: Lambeau Field, Green Bay.

Data e horário: Domingo, 24/01, 17:05.

Packers e Bucs. Rodgers e Brady. Pra quem é fã de NFL, não dá pra pedir mais. Esta final da NFC promete muito e falaremos um pouco sobre o que esperar desse grande jogo.

Duelo da temporada regular não serve de parâmetro

Green Bay sofreu 2 turnovers, o que pra um time de Aaron Rodgers é 2 a mais do que o esperado, e não moveu a bola a tarde inteira, conquistando apenas 208 jardas de ataque. Isso é causa pra preocupação? Não.

Todd Bowles gosta de blitzes bem exóticas e naquele dia a equipe de Matt LaFleur não teve ajustes, entretanto, como vimos nas revanches entre Browns x Steelers e Bucs x Saints, após domínios amplos e de certa forma similares na temporada regular, tudo pode mudar no próximo confronto.

Green Bay tem um ótimo ataque e o melhor que Tampa pode buscar é contê-lo em momentos chave e possivelmente conseguir um ou outro turnover, qualquer coisa além disso será surpreendente.

Algo que ficou em segundo plano foi a facilidade que o ataque do Bucs teve correndo com a bola.

Ronald Jones conseguiu 113 jardas em 23 tentativas

Diferentemente do que aconteceu do outro lado da bola, esse sucesso tem tudo pra ser mantido no jogo deste domingo, a defesa terrestre de Green Bay foi a 21º da liga em jardas por tentativa durante o ano.

Vamos falar um pouco sobre pressão

A NFL é uma liga de quarterbacks, e como gostamos dessas narrativas que são geradas com duelos como a dessa final de conferência da NFC. Brady, no seu primeiro ano a um jogo do Super Bowl fora de New England, contra o provável MVP da temporada regular Aaron Rodgers.

NFL's highest-paid player Aaron Rodgers once almost quit ...
Quarterback do Green Bay Packers, Aaron Rodgers, em jogo pelo time.
Fonte: Getty Images.

Olhando por suas carreiras e pelo que fizeram neste ano, a minha sensação é de que Rodgers entra em campo um pouco mais pressionado, especialmente pela “opinião pública,” a final de contas ele deve ser eleito o MVP. Além disso, os Packers são o seed #1 e pela primeira vez com ele chega nessa fase com mando de campo, aí lembram dos fracassos anteriores contra Giants, 49ers (múltiplas vezes), Seahawks entre outros e muito se fala sobre Rodgers ser um QB bom demais pra ter só um Super Bowl, mas o tempo está acabando e só lhe restam algumas chances.

Já do outro lado, muitos não esperavam que Tampa Bay chegasse nesse ponto, falei sobre isso antes da temporada que independentemente do que era justo ou não pelo elenco que tem, quando Brady anunciou sua ida para o Bucs, ninguém realisticamente criou expectativa de título, mas aqui estão com todas as ferramentas necessárias pra ir até o fim.

Meu ponto é que talvez deveríamos olhar para essa situação de outra forma, eu particularmente coloco o mesmo nível de pressão em ambos os quarterbacks. Diferentemente dos seus contemporâneos, Brady ainda joga em alto nível e possui um elenco ao seu redor tão bom quanto qualquer um poderia pedir.

Davante Adams será o melhor WR em campo? Sim. Mesmo sem Bakhtiari, a linha ofensiva de Green Bay vem fazendo um bom trabalho? Também, mas quando o torcedor do Packers falava em maior apoio ao Rodgers antes da temporada pensavam no que o Bucs oferece com Godwin, Brown, Miller, Brate e cia como opções complementares e olhando pra defesa não tem muito o que ser discutido.

Não podemos esquecer que apesar da falta de precedência sobre o que Brady estar fazendo, Rodgers hoje é um QB melhor e por isso talvez esteja mais pressionado, entretanto este duelo não apresenta vantagens grandes o suficientes pra gerar um desbalanço na expectativa pra cada lado.

O que esperar?

Primeiramente devemos falar um pouco sobre o clima, até porque se trata de de Green Bay em janeiro. Existe aproximadamente 23% de chance de termos neve no kick-off e isso definitivamente influencia o plano de jogo. Times tendem a passar mais a bola nessas condições, especialmente se o vento não estiver muito forte, devido a dificuldade que os cornerbacks têm em reagir ao movimento do WR.

Como já reiterei, Aaron Rodgers está jogando em tal nível que esperar algo próximo ao que vimos na semana 6 seria ilusório. Este tem tudo pra ser equilibrado.

Packers é ligeiro favorito, contudo a sua unidade defensiva gera preocupações e precisaria de uma performance bem abaixo do ataque de Tampa pra poder garantir uma vitória tranquila. E com tantas armas disponíveis no jogo aéreo, além de um ataque terrestre que não deve enfrentar grandes obstáculos, mesmo que não seja lá grande coisa, isto não deve acontecer.

Olhando com mais atenção pra essa defesa do Bucs, sair de Washingotn e New Orleans pra Green Bay representa um enorme contraste. Saints tem boas armas, mas não é segredo que a explosividade era inexistente. A dupla Davante Adams e Aaron Rodgers é elite e provou isso enfrentando a melhor defesa da NFL na semana passada – quanto ao seu impacto neste domingo, não há dúvidas. Resta saber o que as armas secundárias de Green Bay trarão para mesa além da efetividade de Aaron Jones contra Devin White e cia.

A experiência de Tom Brady em climas como o de Green Bay traz um certo conforto quanto à equipe visitante e como irá se sair, entretanto ele é o único com essa experiência, o que gera uma leve dúvida sobre o comportamento do time como um todo. Algo que só será respondido no kick-off.

Tom Brady playoff history: Sparkling record with Patriots ...
Quarterback do Tampa Bay Buccanears, Tom Brady, após jogo pelo time.
Fonte: Getty Images.

Palpite:

Packers 27 x 28 Bucs

Espero bastante equilíbrio e no fim acho que a falta de mais opções pode ser um fator pra Green Bay, ofensivamente, e do outro lado um obstáculo bem mais acessível na defesa do Packers para Tom Brady e cia.

Confira aqui a prévia da AFC!

Estevão Máximo
Meu nome é Estevão e acompanho a NFL desde o Super Bowl 46, quando me tornei um fã do esporte. Na época ainda não sem conhecer muito sobre o esporte, achei top o QB dos Giants usar a camisa 10 e me tornei um fã dos Giants. Hoje em dia escrevo sobre esportes no meu blog http://maximostake.blogspot.com entre outras coisas, sempre procuro trazer opiniões interessantes sempre me baseando em uma tese elaborada, porém mantendo em mente que o objetivo principal é produzir algo que você queira ler

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Artigos