Após uma campanha sem muito brilho e marcada por uma lesão que fez com que perdesse mais da metade da temporada, Nick Foles foi trocado pelo Jacksonville Jaguars para o Chicago Bears, por uma escolha de 4ª rodada. Agora em uma nova franquia, Nick irá disputar a principal posição do ataque com o altamente contestado Mitchell Trubisky. Levando em conta todos esses fatores, como será que a situação deve se desenrolar para a equipe de Illinois?

Seu tempo em Jacksonville

Após mais uma temporada vindo do banco e contribuindo para o time dos Eagles chegar aos playoffs, o contrato de Foles e a franquia da Filadélfia terminou e o jogador tornou-se agente livre irrestrito. Então, em 14 de março de 2019, o jogador assinou um contrato de 4 anos e 88 milhões de dólares garantidos com a equipe dos Jaguars, assim dando fim à segunda passagem do quarterback pelos Eagles.

Foles chegava para tentar arrumar a casa: o Jaguars vinha de uma temporada 5-11, que teve como titular o fraco Blake Bortles no comando de seu ataque. Com isso, a adição de um jogador MVP do Super Bowl foi vista com bons olhos, mesmo com um contrato generoso, pois certamente era um upgrade considerável na posição. Porém, as coisas não deram muito certo para Foles e, logo em seu primeiro jogo pela nova equipe, o jogador sofre uma lesão grave e quebrou sua clavícula, deixando-o fora dos campos até a semana 11. Neste intervalo de tempo, o novato Gardner Minshew, selecionado na 6º rodada do draft daquele ano, assumiu a vaga e roubou as atenções de toda a liga. Futuramente, viria a roubar também a posição de titular, quando na semana 13 desbancou Foles que foi colocado no banco por decisão do Técnico Doug Marrone.

Foto de Gardner Minshew em jogo pelos Jaguars. Ele está com o uniforme azul completo e está com a bola na mão, olhando para frente e procurando alguém para passar. Está centralizado na foto, com o estádio desfocado ao fundo, e está virado para a câmera, embora sua cabeça esteja virada para o lado direito da foto.
Foto de Gardner Minshew em jogo pelos Jaguars.
Fonte: Getty Images

A saída do Jaguars

Com Minshew como novo quarterback titular da franquia, não fazia sentido para o time de Jacksonville manter Foles, pois ele ocupava muito espaço na folha salarial. Com isso, os Jaguars saíram à procura de algum time que estivesse disposto a fazer uma troca por seu reserva. Então, no dia 31 de março de 2020, a equipe do Chicago Bears anunciava a troca pelo jogador que viria para disputar a posição com o instável Mitchell Trubisky.

E agora, como vai ser em Chicago?

A equipe dos Bears realmente precisava de uma opção melhor que Trubisky. O jogador selecionado na 2ª escolha geral do draft de 2017 (sendo escolhido na frente de Patrick Mahomes e DeShaun Watson) não tem mostrado valer uma posição tão alta no processo de recrutamento. Ao longo desses 4 anos, a palavra que define sua carreira é instabilidade. Trubisky teve bons momentos, entretanto, na grande maioria das partidas, ele se mostrou bastante limitado mentalmente, tomando diversas decisões questionáveis – como na seguinte foto, em que ele simplesmente opta em não passar para Trey Burton, que estava livre na endzone. Tendo isso em vista, fica claro que Trubisky não é um jogador com nível para ser titular de uma franquia.

Foto: reprodução.

Como Foles afeta o sistema ofensivo do Bears?

Quando atuou em Kansas City, o ex-jogador dos Eagles trabalhou com Matt Naggy, atual técnico da equipe de Chicago, durante 1 ano. Com isso ele já sabe a forma de trabalhar de seu treinador, assim facilitando no processo de transição para aprender o playbook e o funcionamento do ataque. Outro ponto importante de acrescentar é o fato de Foles sempre ter rendido muito passando a bola para seus tight ends, e a franquia do estado de Illinois conta atualmente 9 jogadores na posição, entre eles, o veterano Jimmy Graham adicionado ao plantel do time nesta offseason.

Veredito final

A chegada de Foles aos Bears é semelhante à situação de quando chegou em Jacksonville: ele era um quarterback melhor que Blake Bortles, assim como é superior a Trubisky, mas, ao invés de já chegar com a posição garantida, Foles precisará conquistar a posição durante os treinamentos, o que deve acontecer ainda antes da temporada começar. A torcida, impaciente com as fracas atuações do atual quarterback, deve contribuir para a decisão final sobre quem deve ser o titular para a próxima temporada. Foles terá sua chance de ouro agora para provar que consegue produzir fora da Filadélfia e mostrar que o jogador que derrotou os Patriots no Super Bowl ainda existe nele.

Que tal conhecer mais sobre a Liga? Veja aqui algumas curiosidades.

Lucca De Biase
Recifense estudante de administração, sempre amei esportes e em principal futebol americano. Fanático pelo Philadelphia Eagles e pelo Santa Cruz, tenho também um espaço reservado para o Chelsea no meu coração. Acredito que a vida sem esportes, definitivamente não iria valer a pena.

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Artigos