Fala galera! No texto de hoje, mais um da série dos top 10 jogadores em cada posição para a temporada que se aproxima, vamos rankear os Safeties da liga! Vale ressaltar que os textos são elaborados por redatores diferentes e assim cada um tem seu critério de avaliação. Para avaliar essa posição da defesa, foi levado em consideração o possível impacto do jogador para essa temporada, as habilidades técnicas e atléticas e sua relevância no desempenho em campo para o seu time. Então puxa o grito e solta o snap!

Menções Honrosas: Earl Thomas (Free agent), Micah Hyde (Buffalo Bills), Marcus Williams (New Orleans Saints), Adrian Amos (Green Bay Packers), Tre Boston (Carolina Panthers)

Obs.: Um dos listados desse top 10 seria Derwin James, do Los Angeles Chargers, que acabou se lesionando nos trainning camps e ficará fora dessa temporada. Por esse motivo, preferimos manter apenas 9 nomes na lista, deixando ao leitor o critério de escolher entre as menções honrosas quem deve ocupar a vaga pertencia a Derwin James.

9. Anthony Harris (Minnesota Vikings)

Estatísticas 2019: 6 Interceptações, 11 Passes Defendidos, 60 Tackles, 1 Tackle para Perda de Jardas.

Caminhando para sexta temporada na NFL, o free safety de 28 anos que chegou em 2015 ao Vikings como undrafted free agent foi paciente e desempenhou bem seu papel como backup. A recompensa veio em 2019, sendo escolhido como titular após a liberação de Andrew Sendejo. E no elenco principal ele fez barulho nessa forte defesa de Minnesota Teve a melhor nota realizando cobertura (entre os safeties), segundo PFF, com 92.7 de média. Logo no primeiro jogo recebeu o prêmio como Jogador Defensivo da NFC da Semana, tendo interceptado Matt Ryan duas vezes e recuperado um fumble. Quaterbacks como Russel Wilson, Phillip Rivers, Aaron Rodgers e Drew Brees também acabaram sendo interceptados por Anthony Harris. Ao lado de Harrison Smith a temporada de 2020-2021 promete ainda mais para o safety, apesar de receber o humilde overall de 83 no Madden 21.

8. Kevin Byard (Tennessee Titans)

Estatísticas 2019: 5 Interceptações, 9 Passes Defendidos, 84 Tackles, 2 Tackles para Perda de Jardas 2.

Aos 27 anos, Byard está no auge da carreira e é um dos líderes da defesa dos Titans. A cobertura de passe do Free Safety é uma das melhores da liga, o que rendeu um contrato com ganho médio anual de US$ 14 milhões em 2019 Era o o jogador mais bem pago da posição, até esse ano, quando foi superado por Eddie Jackson, do Bears. A boa leitura de jogo foi determinante para o atleta ajudar seu time a eliminar o Baltimore Ravens, uma das equipes favoritas ao Super Bowl na temporada passada. A sua dominância é reconhecida pelo Madden, com 91 é o 5º maior overall da posição.

Kevin Byard é um dos grandes líderes da defesa dos Titans.
(Foto: Troy Taormina/USA TODAY Sports)

7. Eddie Jackson (Chicago Bears)

Estatísticas 2019: 2 Interceptações, 5 Passes Defendidos, 1 Fumble Forçado 1, 1 Sack, 60 Tackles, 5 Tackles para Perda de Jardas .

Se números falam sozinhos, a presença do Free Safety neste top 10 era mais do que esperada. O atleta do Chicago Bears é o mais bem pago da posição, uma vez First Team All-Pro (2018) e duas vezes Pro Bowler (2018 e 2019). Apesar de jogar em alto nível, se compararmos o rendimento entre as temporadas, pode ser constatada uma leve queda no seu jogo de 2018 para o ano passado. Os Bears esperam que ele possa impactar ainda mais, caso contrário não pagariam tanto dinheiro. A presença de Khalil Mack é fundamental para que seus números cresçam ainda mais. Coincidentemente é a 8ª maior nota entre Safeties no Madden, com um overall de 89, não ocupando a sétima posição por um desempate alfabético contra Derwin James.

6. Devin Mccourty (New England Patriots)

Estatísticas 2019: 5 Interceptações, 7 Passes Defendidos, 2 Fumbles Forçados, 58 Tackles.

Aos 33 anos e completando 10 de liga, Devin Mccourty já conhece todos os atalhos do campo. No currículo carrega três títulos de Super Bowl, indicado duas vezes ao Pro Bowl e três vezes ao Second Team All-Pro. Porém, esse top 10 não é sobre passado, mas sim acerca do presente e futuro e suas habilidades defensivas são inquestionáveis. Imposição física e agilidade na leitura auxiliam na cobertura homem a homem. A kriptonita do Mr. Patriots fica por conta dos tackles. O capitão da defesa deixa um pouco a desejar neste quesito, mas não foi fator impeditivo para receber um overall 92 e ser o 3º maior entre safeties, empatado com Jamal Adams.

5. Tyrann Mathieu (Kansas City Chiefs)

Estatísticas 2019: 4 Interceptações, 12 Passes Defendidos, 2 Sacks, 75 Tackles, 3 Tackles para Perda de Jardas.

Campeão do Superbowl LIV e detentor de prêmios individuais em 2019 mostram que o “Texugo do Mel” ainda tem pano para manga. O Safety de 28 anos foi um um fator chave para a defesa do Kansas City Chiefs chegarem à conquista do Super Bowl. Atuando muitas vezes perto da linha de scrimmage ele ajuda tanto contra corridas, como ainda se torna uma ameaça nas chamadas de blitz. Sendo um jogador híbrido, ele atua bem no box e tem instintos e grande atleticismo para realizar a cobertura. Versatilidade e agressividade são a sua marca e o que colocam tão bem cotado nesse top 10 e ainda mais bem avaliado pelo Madden 21 que o atribuiu o segundo maior overall entre safeties, com um estrondoso 93.

Tyrann Mathieu comemora o título do Super Bowl LIV com os Chiefs. (Foto: Associated Press)

4. Justin Simmons (Denver Broncos)

Estatísticas 2019: 4 Interceptações, 15 Passes Defendidos, 93 Tackles, 2 Tackles para Perda de Jardas.

Simmons consegue combinar uma boa estatura para a posição, no auge dos seus 1,87m, com atleticismo e agilidade. A evolução do seu jogo sob o comando do atual Head Coach do Denver Broncos, Vic Fangio, é visível e admirável. Essas características citadas anteriormente lhe oferecem uma vantagem para a cobertura de passe, juntamente com paciência e antecipação. Vale destacar que o mesmo também a utiliza seus atributos físicos para se sobressair contra corridas, com todo seu tamanho e comprimento dos braços, quando se desloca para o box tem sido efetivo cobrindo os gaps e impedindo avanços. Aos 26 anos, o jogador chegou a um novo nível. Não é perfeito, como nenhum atleta é. Ainda precisa melhorar nos tackles em campo aberto, mas está em franco crescimento e jogando sob a franchise tag, espera-se muito que ele brigue pelo dinheiro. Na hierarquia do Madden, ele ocupa a sexta colocação entre os safeties com um overall de 90.

3. Minkah Fitzpatrick (Pittsburgh Steelers)

Estatísticas 2019: 5 Interceptações, 9 Passes Defendidos, 1 Fumble Forçado, 57 Tackles, 1 Tackle para Perda de Jardas.

A melhor coisa que poderia ter acontecido por Minkah ocorreu em 2019, quando o Free Safety draftado pelos Dolphins foi trocado para os Steelers. Todo respeito a torcida de Miami, mas o jovem de 23 anos caiu como uma luva em Pittsburgh. Podendo jogar tanto como Safety ou Cornerback ele demonstra grande talento atuando na cobertura, mas não tem como ponto forte ser um box safety, casando perfeitamente com Terrel Edmunds que acaba sendo o oposto do Fitzpatrick. Ouso a dizer que o seu jogo se assemelha ao ídolo da franquia Troy Polamalu. Seu atleticismo e facilidade de leitura do ataque, o coloca em posições vantajosas para causar turnovers. Minkah possui um overall de 87 no Madden, mas eu realmente acredito que ele tem potencial para ser ainda melhor.

2. Harrison Smith (Minnesota Vikings)

Estatísticas 2019: 3 Interceptações, 11 Passes Defendidos, 3 Fumbles Forçados, 1 Sack, 85 Tackles, 4 Tackles para Perda de Jardas.

Há anos Harrison Smith causa impacto na liga, mais precisamente desde a sua escolha no primeiro round de 2012. Hoje, com 5 indicações ao Pro Bowl e presença no primeiro e segundo time All-Pro, segue se afirmando entre os melhores da posição. Embora não seja o primeiro em estatísticas atuando nos quesitos de cobertura, contra corrida ou no pass rush é um dos poucos que aparece entre os melhores em todas as categorias. Se existem jogadores que crescem com boas defesas Smith é um daqueles que faz com que a defesa e seus colegas subam de rendimento, vide Anthony Harris que integrou este top 10. Com seus 31 anos, o safety vai estar jogando com a franchise tag e de olho num novo contrato, espera-se um grande barulho por parte dele para a temporada. Ah, para não esquecer, ele possui o maior overall de safeties no Madden, um nada humilde 95.

1. Jamal Adams (Seattle Seahawks)

Estatísticas 2019: 1 Interceptação, 7 Passes Defendidos, 2 Fumbles Forçados, 6,5 Sacks, 75 Tackles, 10 Tackles para Perda de Jardas.

Junta tudo de todos e coloca aqui. O cara é brabo. Brincadeiras à parte, com apenas 24 anos o safety já está rankeado na 27ª colocação da lista de Top 100 jogadores da NFL 2020, além de dois Pro Bowls nas costas. Encarregado de diferentes funções em campo, Adams é mais um daqueles jogadores chamados de híbridos. Quando se alinha no box é dominante contra o jogo corrido, bastante efetivo como pass rusher, muito bom em cobertura de passe e ainda é seguro nos tackles, tudo isso aliado à sua liderança e temos o primeiro colocado da lista. Honestamente, o seu jogo pode ainda ficar melhor em Seattle, projetando uma nova geração da “Legion of Boom”. Não que seja relevante, mas por desempate na questão alfabética, Jamal possui o quarto maior overall do Madden entre os safeties, com uma nota 92.

Já conferiu os Top 10 das posições de ataque? Confere aí: QB, WR, RB, TE, iOL, OT.

Ange Rangel
Carioca de nome estranho, escolhido pelo Botafogo e amaldiçoado pelos Chargers. Jornalista de formação, porém trabalhando como tripulante de cruzeiros. Apesar de um histórico infindável na prática de diversos esportes (até Cabo de Guerra), hoje só curte a aposentadoria de atleta nada profissional jogando um video game e bebendo uma cerveja.

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Top 10