Fala galera! No texto de hoje, parte da série dos top 10 jogadores em cada posição para a temporada que se aproxima, vamos falar sobre os tight ends da liga! Vale ressaltar que os textos são elaborados por redatores diferentes e assim cada um tem seu critério de avaliação. No caso dos tight ends, foi levado em consideração o momento do jogador para essa temporada, a importância que deve ter para seu time e nível de contribuição tanto para o jogo aéreo quanto terrestre. Então sem mais enrolação, vamos para o ranking!

Menções honrosas: Evan Engram (New York Giants), Dallas Goedert (Philadelphia Eagles), OJ Howard (Tampa Bay Buccaners) e Eric Ebron (Pittsburgh Steelers).

10º: Robert Gronkowski (Tampa Bay Buccaners)

Gronkowski quebrando tackle contra a equipe do Steelers.
(Foto: Maddie Meyer/Getty Images)

Estatísticas em 2018: 47 recepções em 72 targets, 682 jardas, 3 TDs, 14,5 jardas por recepção.

Para inaugurar o top 10 tight ends dessa temporada, ninguém mais ninguém menos que a lenda dos patriots, Robert Gronkowski. A qualidade do jogador é inquestionável e. de fato. ele é um dos melhores da história na sua posição. Porém, o atleta está com 31 anos, voltando de aposentadoria e com um péssimo histórico de lesões, tanto que não joga os 16 jogos de uma mesma temporada desde 2011. Neste ano, Gronk vai dar continuidade à grande parceria que teve com Tom Brady, resultando em 79 touchdowns e mais de 7.000 jardas ao longo desses seus 9 anos de carreira – só que, agora, atuando pelo Tampa Bay Buccaners. Devido a tudo que o jogador apresentou, ele entra no top 10, mesmo sendo uma leve incógnita para a temporada que chega.

9º: Tyler Higbee (Los Angeles Rams)

Tyler Higbee marcando um touchdown contra a equipe do San Francisco 49ers.
(Foto: Sean M. Haffey/Getty Images)

Estatísticas em 2019: 69 recepções em 89 targets, 734 jardas, 3 TDs e 10,6 jardas por recepção.

No início de sua carreira, Higbee não era das peças mais chamativas do ataque do Rams, tendo acumulado apenas 672 jardas entre 2016 e 2018 míseros 4 touchdowns ao longo desses 3 anos. Contudo, em 2019, ocorreu o ponto de virada na sua carreira, atingindo mais jardas em 1 ano que em toda sua carreira, até então além de ter demonstrado uma boa química com seu quarterback Jared Goff. Nessa temporada, ele deve ter um papel ainda maior no elenco levando em conta que o wide receiver Brandin Cooks deixou a equipe e assim provavelmente, o tight end deve acabar recebendo mais espaço no ataque de Sean McVay.  

8º: Jared Cook (New Orlean Saints)

Jared Cook celebrando o first down contra o Carolina Panthers.
(Foto: Chris Graythen/Getty Images)

Estatísticas em 2019: 43 recepções em 65 targets, 705 jardas, 9 TDs e 16,4 jardas por recepção.

O principal ponto negativo de Cook é sua idade – 33 anos – e, assim, é o jogador mais velho desse top 10. Porém, estamos analisando como deve ser seu desempenho nessa temporada e se o atleta continuar na pegada de seus últimos anos ele ainda deve fazer um belo estrago esse ano. Ele vem de 2 Pro Bowls seguidos e duas temporadas excelentes e vem se mostrando cada vez mais importante para o ataque de coordenado por Sean Payton, Única pulga atrás da orelha que Cook deixa para os torcedores da equipe de Nova Orleans é a possibilidade de uma queda de rendimento por causa de sua idade, porém ele ainda deve render bem esse ano, e por isso ele ocupa a oitava posição dos melhores tight ends da NFL nesta temporada.

7º: Hunter Henry (Los Angeles Chargers)

Hunter Henry marcando um touchdown no ultimo quarto contra o New York Giants.
(Foto: Steven Ryan/Getty Images)

Estatísticas em 2019: 55 recepções em 76 targets, 652 jardas, 5 TDs e 11,9 jardas por recepção.

Excelente jogador e que, se fossemos analisar somente seu talento ele provavelmente estaria mais para cima no ranking e com grandes chances de entrar no top 5. Porém, lesões têm sido um drama recorrente para o jogador e são o motivo principal do atleta não estar mais alto. Henry perdeu 23 jogos nos últimos 4 anos e jogou apenas 12 nos últimos 2, e como na NFL disponibilidade é uma qualidade seria injusto colocá-lo mais acima que isto no ranking. Caso se mantenha saudável o atleta tem tudo para conseguir grandes números e ser uma dor de cabeça nas defesas rivais, e uma motivação extra para o jogador é estar em franchise tag e querer mostrar serviço para que assim receba um bom contrato ao fim deste ano.

6º: Darren Waller (Las Vegas Raiders)

Darren Waller utilizando o stiff arms contra Adrian Amos do Green Bay Packers.
(Foto: Quinn Harris/Getty Images)

Estatísticas em 2019: 90 recepções em 117 targets, 1145 jardas, 3 TDs e 12,7 jardas por recepção.

Waller é um caso peculiar: em seus primeiros 3 anos de carreira ele acumulou apenas 18 recepções e encarou 2 suspensões, porém, na última temporada, o jogador mostrou realmente a que veio. O Waller de 2019 simplesmente superou todas as expectativas que se tinham sobre ele e conseguiu se mostrar um ótimo jogador, atingiu a marca de 1.000 jardas recebidas e, apesar de não ter tido um grande número de touchdowns, ele mostrou que vai ser uma das principais armas da equipe de Las Vegas durante este ano. Caso não venha a se envolver em mais polêmicas e fique livre de suspenções, Waller tem tudo para ter uma prolífica temporada com os Raiders.

5º: Austin Hooper (Cleveland Browns)

Austin Hooper marcando touchdown no Super Bowl contra o New England Patriots.
(Foto: Elsa/Getty Images)

Estatísticas em 2019: 75 recepções em 97 targets, 787 jardas, 6 TDs e 10,5 jardas por recepção.

Chegamos ao top 5 tight ends dessa temporada, e o primeiro membro dele vai começar sua jornada em uma nova franquia. O Browns fez um contrato generoso para ter Hooper nessa offseaon, a adição dele em seu elenco vai ser muito importante após David Njoku não ter alcançado as expectativas que se tinham sobre ele quando foi selecionado no draft de 2017. Em todos os anos de sua carreira, Hooper conseguiu superar seus números da temporada anterior, tanto em jardas quanto em touchdowns e por isso se tem grandes expectativas para que possa ter grande contribuição no ataque e fazer com que Baker Mayfield (quarterback do Browns) consiga um melhor rendimento. Sua presença no ataque vai ser de muita importância para que a equipe de Cleveland volte a jogar uma partida de playoffs, fato que não acontece a quase 20 anos após sua última aparição em pós temporada no ano de 2002.

4º: Mark Andrews (Baltimore Ravens)

Mark Andrews completando a recepção contra a equipe do Seattle Seahawks.
(Foto: Abbie Parr/Getty Images)

Estatísticas em 2019: 64 recepções em 98 targets, 852 jardas, 10 TDs e 13,3 jardas por recepção.

Aparecendo na quarta posição entre os melhores tight ends da liga está Mark Andrews, selecionado na 3ª rodada do draft de 2018, o jogador de 24 anos não teve tanto destaque em seu ano de calouro, porém, após Lamar Jackson assumir a vaga de titular no ano de 2019, tudo mudou. Não demorou muito para que Andrews se tornar-se o alvo preferido de Lamar e ter uma melhora gigante em comparação aos seus números como calouro, tanto que roubou de vez a vaga de titular de Hayden Hurst, selecionado no mesmo draft em que Andrews. Os Ravens têm um excelente jogador em suas mãos e que promete render muitas alegrias por muito tempo.

3º: Zach Ertz (Philadelphia Eagles)

Super Bowl Were World Champions GIF by NFL - Find & Share on GIPHY
Zach Ertz comemorando após vencer o Super Bowl LII com a equipe do Philadelphia Eagles. Jogador terminou a partida com 7 recepções para 67 jardas e 1 touchdown.

Estatísticas em 2019: 88 recepções em 115 targets, 916 jardas, 6 TDs e 10.4 jardas por recepção.

E o primeiro representante do top 3 é um dos jogadores mais dominantes na posição nos últimos anos: Zach Ertz é uma das principais armas da equipe do Philadelphia Eagles e tem uma química com Carson Wentz, seu quarterback, que não é fácil de achar. Ertz já e consolidado na NFL há alguns anos, tanto que, além de vencer o Super Bowl com a equipe da Philadelphia em 2017, no ano de 2018 ele quebrou o recorde de mais recepções feitas por um tight end em uma mesma temporada. O jogador vem para seu oitavo ano na liga e, apesar dos Eagles terem o jovem e talentoso Dallas Goedert no elenco, com quem deve dividir espaço no ataque da equipe, tudo indica que Ertz vem para mais uma grande temporada.

2º: Travis Kelce (Kansas City Chiefs)

Super Bowl Football GIF - Find & Share on GIPHY
Travis Kelce comemorando após vencer o Super Bowl 54 pela equipe do Kansas City Chiefs. Jogador terminou a partida com 6 recepções para 43 jardas e 1 touchdown.

Estatísticas em 2019: 97 recepções em 136 targets, 1229 jardas, 5 TDs e 12,7 jardas por recepção.

Kelce é um jogador espetacular e não é de hoje, estando presente em todos os pro bowls desde 2015 ele além de ser letal no jogo aéreo faz uma função muito importante bloqueando nas jogadas de corrida e em passes screen. O ano de 2019 ele teve uma leve queda de produção em comparação com o ano anterior, mas ainda assim foi um terror para as defesas adversárias, ainda mais quando se tem um jogador como Patrick Mahomes fazendo os passes. Sem sombra de dúvidas Kelce merece ser respeitado demais e não atoa ocupa a 2ª colocação entre os melhores de sua posição e não foi por muito que o atual campeão do super bowl não chegou no primeiro lugar.

1º: George Kittle (San Francisco 49ers)

Excited National Football League GIF by NFL - Find & Share on GIPHY
George Kittle celebrando o touchdown contra a equipe do Los Angeles Rams.

Estatísticas em 2019: 85 recepções em 107 targets, 1053 jardas, 5 TDs e 12,4 jardas por recepção.

E na primeira colocação temos o atual First Team All-Pro e Pro Bowler George Kittle, seus números no jogo aéreo são simplesmente surreais e se parecem com os de um wide receiver o que é impressionante. O jogador chegou não chegou jovem na NFL levando em conta que quando foi selecionado no draft de 2017 ele tinha 24 anos, porém não demorou muito para ele se mostrar extremamente produtivo e uma peça fundamental para o ataque da equipe californiana. Kittle quebrou é o detentor do recorde de mais jardas recebidas por um tight end em uma mesma temporada (1377) e recentemente assinou o contrato mais lucrativo da história por um jogador da sua posição (5 anos e 75 milhões de dólares). Apesar de ter perdido o último Super Bowl, inclusive contra o segundo colocado do nosso ranking, Kittle está pronto e motivado para entrar nessa temporada como o melhor tight end da NFL.

Esse é o top 10 tight ends entrando na temporada de 2020, mas e o top 5 melhores da história? Confira, aqui, a opinião da nossa redação!

Lucca De Biase
Recifense estudante de administração, sempre amei esportes e em principal futebol americano. Fanático pelo Philadelphia Eagles e pelo Santa Cruz, tenho também um espaço reservado para o Chelsea no meu coração. Acredito que a vida sem esportes, definitivamente não iria valer a pena.

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Top 10