Fala galera! Dando sequência aos top 10 que aquecem para o início da temporada, vamos falar sobre provavelmente a posição mais importante do futebol americano: o quarterback. Dentre os critérios adotados para a elaboração deste ranking, foram levados em consideração o espírito de liderança, as habilidades dos QBs, stats das últimas temporadas, potencial arsenal do ataque no qual ele joga, além, é claro, do momento que o jogador atravessa. Sem mais delongas, vamos então à polêmica lista:

Menções honrosas: Tom Brady (Tampa Bay Buccaneers); Ryan Tannehill (Tennessee Titans); Kirk Cousins (Minnesota Vikings); Matthew Stafford (Detroit Lions).

10. Jimmy Garoppolo (San Francisco 49ers)

Estatísticas em 2019: 329 passes completados de 476 (69%), 3.978 jardas, 27 TDs, 13 int, 8,4 jardas por passe.

Abrimos a lista com o atual vice-campeão do Super Bowl, Jimmy Garoppolo. A primeira temporada completa do jogador com os 49ers não poderia ter sido melhor (até a final). Garoppolo, apesar dos números fracos para o quilate de MVP, teve uma temporada bastante eficiente e conseguiu conduzir a franquia da Califórnia a uma campanha avassaladora na NFC, onde teve apenas 3 derrotas e amassou Green Bay na final da conferência. É com essa eficiência nos números, um time extremamente competitivo e com boas armas no ataque que Garoppolo pretende retornar ao Super Bowl. Com toda certeza é um dos QBs que iniciam mais forte a temporada de 2020.

9. Matt Ryan (Atlanta Falcons)

Estatísticas em 2019: 408 passes completados de 616 (66%), 4.466 jardas, 26 TDs, 14 int, 7,3 jardas por passe.

Vocês devem estar pensando “por que Matt Ryan?”, já que desde a saída de Kyle Shannahan para os 49ers, seu desempenho e principalmente o desempenho do time não foram os mesmos. O sistema ofensivo da equipe caiu consideravelmente, sobretudo se somarmos as lesões. Ainda assim, consistência é o nome do meio de Matt Ryan. Você não vai ver o jogador lançar para menos de 4 mil jardas na temporada, mas Ryan precisa voltar ao modo MVP de 2016. Por isso e, especialmente pelo fato de ainda ter armas ofensivas bastante letais ficando potencialmente saudáveis, é hora de Ryan render novamente aqueles números de melhor jogador da temporada. Se o ataque encaixar, o quarterback, ao final da temporada, fará jus à lista.

8. Carson Wentz (Philadelphia Eagles)

Estatísticas em 2019: 388 passes completados de 607 (63%), 4.039 jardas, 27 TDs, 7 int, 6,7 jardas por passe

Carson Wentz tem um problema que todos nós sabemos nesses quase 5 anos dele de liga: as lesões. Apesar disso, o jogador apresenta talento e liderança de franchise quarterback. A última temporada do jogador foi simplesmente surreal. Além de alcançar as 4 mil jardas, o número de interceptações foi baixíssimo, mesmo tendo recebedores de talento bem duvidoso. Ele praticamente carregou esses jogadores que estavam brigando no pratice squad – estamos falando de talento puro aqui. Com as aquisições de novos e dinâmicos WRs no draft de 2020, Carson Wentz tem tudo para melhorar ainda mais os seus números, e quem sabe, jogar finalmente uma partida de playoff.

7. Deshaun Watson (Houston Texans)

Estatísticas em 2019: 333 passes completados de 495 (67%), 3.852 jardas, 26 TDs, 12 int, 7,8 jardas por passe.

Sim, era para Deshaun Watson estar posições acima, mas a péssima free agency feita por Bill O’Brien comprometeu um dos pontos mais fortes do ataque da equipe. A troca do recebedor All-Pro DeAndre Hopkins foi traumática. Principalmente se levarmos em conta que o jogador que chegou para Houston é David Johnson, que anda em péssima fase. Embora exista esse problemão, Watson é um jogador que já mostrou do que é capaz. Sua eletricidade, dinamismo para escapar dos sacks, as jogadas de corrida e o bom braço para passes longos credenciam o jogador ao top 10 de melhores QBs da liga atualmente.

6. Aaron Rodgers (Green Bay Packers)

Estatísticas em 2019: 353 passes completados de 569 (62%), 4.002 jardas, 26 TDs, 4 int, 7 jardas por passe.

https://giphy.com/gifs/nfl-super-bowl-green-bay-packers-45-NgkCkEhSofuD0NjUXI
Imagens do único título da carreira de Rodgers, conquistado contra o Pittsburgh Steelers no AT&T Stadium. Em reta final de carreira, o quarterback busca repetir a glória da temporada de 2010/2011.

Aaron Rodgers é, sem dúvidas, um dos maiores QBs da NFL, mas está em sexto na lista pois possui apenas Devante Adams como recebedor confiável, os outros colaboram como podem. Mas não se enganem: a dupla funciona muito bem. E Rodgers ainda tem um combustível a mais, a escolha de Jordan Love pode fazer com que o quarterback ligue a chavinha e volte aos tempos áureos. No time de Matt LaFleur, Rodgers já comanda as ações e jogadas muito melhor do que com McCarthy. Com a defesa melhorando cada vez mais e o jogo corrido auxiliando muito bem, o QB tem chances de fazer uma temporada ainda mais sólida e com poucos erros como foi a do ano passado.

5. Drew Brees (New Orleans Saints)

Estatísticas em 2019: 281 passes completados de 378 (74%), 2.979 jardas, 27 TDs, 4 int, 7,9 jardas por passe.

Aos 41 anos, o interminável quarterback vai para sua 19ª temporada, porém a saúde e os números ainda impressionam. Apesar de lesão do ano passado indicar uma recuperação de 8 semanas, o jogador voltou em 6 e terminou de conduzir uma campanha espetacular de 13-3 na temporada regular. Como se já não bastasse o ataque ser forte o bastante, com peças como Michael Thomas, Alvin Kamara e Thomas Cook, o jogador ainda ganhou o reforço de peso de Emmanuel Sanders. Brees, conhecido por segurar os recordes mais importantes da história da NFL e mais um ataque bastante produtivo, tem tudo para fazer uma temporada regular incrível.

4. Dak Prescott (Dallas Cowboys)

Estatísticas em 2019: 388 passes completados de 596 (65%), 4.902 jardas, 30 TDs, 11 int, 8,2 jardas por passe.

Pode parecer loucura apostar tão alto em Prescott, mas o jogador faz por merecer. Além de vir da melhor temporada da carreira, o quarterback ainda não perdeu jogos por suspensão ou lesão. Duas coisas empolgam ainda mais para outra temporada magnífica. A primeira é que o jogador tentará de tudo por uma renovação gorda de contrato, portanto provavelmente jogará o que nunca jogou. Já a segunda é que o ataque nunca esteve tão forte, principalmente pela adição do calouro CeeDee Lamb, que deve chegar pronto para a temporada e ajudar bastante o QB.

3. Lamar Jackson (Baltimore Ravens)

Estatísticas em 2019: 265 passes completados de 401 (66%), 3.127 jardas, 36 TDs, 6 int, 7,8 jardas por passe.

A dual-threat que Lamar Jackson representa é tão absurdamente perigosa quanto a de Michael Vick. O MVP da última temporada parece disposto a continuar dando trabalho para as defesas adversárias, tornando as suas jogadas difíceis de serem lidas e praticamente imparáveis. Os playoffs do ano passado não trazem boas recordações para a franquia, uma vez que sucumbiram ao Titans e o ataque foi deficitário. Porém, novos recebedores vindos do draft chegam para melhorar ainda mais o desempenho do time e do jogador em um ano que promete mais um show de Lamar.

2. Russell Wilson (Seattle Seahawks)

Estatísticas em 2019: 341 passes completados de 516 (66%), 4.110 jardas, 31 TDs, 5 int, 8 jardas por passe.

Wilson aparece a frente de Lamar na lista por estar há mais tempo no ramo de QBs dual-threat. O jogador demonstra uma consistência absurda por pelo menos 8 anos, desde a sua temporada de calouro. Inclusive, nos anos recentes escapou dos mais diversos perigos de sack por estar atrás de uma linha ofensiva que não o protegia. O jogador é um verdadeiro guerreiro. Não apenas guerreiro, é um mágico que protagoniza as jogadas mais impossíveis de serem imaginadas. A questão é que não importa o quão ruim o time está, Wilson vai sempre se destacar e dar uma sobrevida aos Seahawks. Não será diferente nessa temporada que está por vir.

1. Patrick Mahomes (Kansas City Chiefs)

Estatísticas em 2019: 319 passes completados de 484 (65%), 4.031 jardas, 26 TDs, 5 int, 8,3 jardas por passe.

https://giphy.com/gifs/nfl-super-bowl-nfl-sb-ZE0PQDQ3tf8A8RjW4x
Patrick Mahomes inflamando o time no momento decisivo de virada do Super Bowl 54. Hora de finalizar e garantir o troféu.

A escolha era mais do que óbvia. Patrick Mahomes está com tudo no momento. Atual campeão do Super Bowl, maior contrato da história dos esportes americanos, peças ofensivas elétricas e agressivas, enfim, o jogador tem tudo para comandar uma dinastia por um bom tempo. O QB precisa defender, além do título, posto de melhor quarterback da liga também. Em 2018 foi escolhido o MVP com todo o louvor e pompa, mas devido a lesão de 2019 o jogador perdeu para Lamar Jackson o prêmio. Os dois primeiros anos já foram históricos para Mahomes, mas com certeza ele tem talento para escrever uma história ainda mais gloriosa na NFL.

Esses são os top 10 melhores quarterbacks, mas e os tight ends? Confira a opinião de um dos nossos redatores aqui.

Ramon Souza
Estudante de jornalismo. Gosto de comentar sobre tudo. Minhas preferências são esportes, cinema e música. Ávido por esportes americanos, acompanho as 4 grandes ligas. Na NFL sou torcedor do New Orleans Saints, pois possuo fortes tendências ao masoquismo.

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Top 10