Fala pessoal! Vamos continuar a série que busca apresentar aqueles que, em nossa opinião, são os 10 melhores de cada posição entrando na temporada de 2020. No caso de hoje, serão DUAS posições em um único ranking. Por acreditar que se tornaria mais adequado, acabamos categorizando Center e Guard como inside Offensive Lineman, ou simplesmente iOL. Bora descobrir quem – na minha opinião – são os 10 melhores jogadores internos de linha ofensiva para essa temporada?

Menções honrosas: Ryan Jensen (Center – Tampa Bay Buccaneers); Richie Incognito (Guard – Las Vegas Raiders); Shaq Mason (Guard – New England Patriots); Brandon Linder (Center – Jacksonville Jaguars); Erik McCoy (Center – New Orleans Saints).

10. Ryan Kelly – Center – Indianapolis Colts

A linha ofensiva do Indianapolis Colts é discutivelmente a melhor da NFL, especialmente o seu lado esquerdo. Com o veterano Tackle Anthony Castonzo e o jovem e dominante Guard Quenton Nelson, o Center Ryan Kelly forma ajuda a formar uma unidade sólida, tanto para o jogo corrido quanto na proteção ao passe. Em 2019, Kelly cedeu apenas 1 sack e 15 pressões a Jacoby Brissett. Na temporada que se aproxima, há um upgrade na posição de QB, o que deve auxiliar ainda mais no desempenho da OL.

9. Joel Bitonio – Guard – Cleveland Browns

O senso comum diz que a OL dos Browns não tem sido boa desde a aposentadoria do lendário Joe Thomas. No entanto, se tem alguém que fez de tudo para provar o contrário é o Guard Joel Bitonio. Em 2019, cedeu apenas 3 sacks e 17 pressões em 652 snaps em situação de passe. Para 2020, essa linha terá reforços dos Tackles Jack Conklin (Tennessee Titans) e do calouro Jedrick Wills, o que deve diminuir a pressão sobre Bitonio e fazer com que seu desempenho melhore ainda mais.

A agilidade de Joel Bitonio vai ser fundamental para o desenvolvimento de Baker Mayfield.
(Frank Jansky/Icon Sportswire)

8. Ali Marpet – Guard – Tampa Bay Buccaneers

Segurar as linhas defensivas adversárias o tempo suficiente para que Jameis Winston lançasse mais de 5.000 yds é uma tarefa que precisa ser reconhecida. A despeito do folclore a respeito do ex-QB dos Bucs, Marpet sempre foi um Guard confiável e com uma constância de boas atuações. Marpet tem sido o OG com melhores notas pelo PFF desde que entrou na NFL, em 2015. Com a troca na posição de QB dos Bucs para 2020, Marpet certamente será um dos melhores amigos de Tom Brady.

7. Brandon Scherff – Guard – Washington Football Team

Com a saída do veterano Trent Williams, Scherff tem a missão de comandar a linha ofensiva de Washington em 2020. Desde que foi draftado em 2015, tem sido um ponto de segurança na proteção ao QB, seja ele quem quer que fosse. Dois pontos importantes impedem que Scherff esteja mais alto nessa lista. As lesões que o tiraram de um total de 15 jogos nas últimas 3 temporadas e as faltas que em 2019 deram um sinal de alerta (foi o 2º com mais infrações entre os Guards).

6. David DeCastro – Guard – Pittsburgh Steelers

Um dos mais experientes e mais completos jogadores dessa lista, DeCastro é figura carimbada na linha ofensiva dos Steelers que tem apostado na continuidade para a manutenção dos bons resultados. O trio formado por ele, pelo Tackle Alejandro Villanueva e pelo Center Maurkice Pouncey está junto há bastante tempo e contribuído para a solidez no setor. Com Ben Roethlisberger de volta à posição de QB, a vida de DeCastro e Cia. deve ser mais tranquila em 2020.

Mesmo após a aposentadoria de Ramon Foster, a OL dos Steelers com Pouncey, Villanueva e DeCastro segue sendo extremamente eficiente. (Charles LeClaire/USA TODAY Sports)

5. Joe Thuney – Guard – New England Patriots

Esse é um atleta que tem crescido muito de produção. Sem histórico de lesões, Thuney perdeu apenas alguns snaps na semana 2 de 2019. Além de estar sempre em campo, o Guard cedeu apenas 1 sack nas últimas 2 temporadas somadas. São números muito bons, especialmente se pensarmos que jogou em uma OL fragilizada – especialmente em 2019 – com as lesões do Center titular David Andrews e do Left Tackle Isaiah Wynn. Em 2020, com a volta de ambos, Thuney tem tudo pra ser ainda mais dominante.

4. Rodney Hudson – Center – Las Vegas Raiders

Outro Center nessa lista, Rodney Hudson é o representante da linha ofensiva dos Raiders (discutivelmente uma das melhores da Liga). Ao lado de nomes como Trent Brown e Richie Incognito, Hudson ajudou a elevar o nível de atuação do QB Derek Carr e contribuiu para o bom ano de calouro do RB Josh Jacobs. Segundo o PFF, o Center dos Raiders cedeu apenas 1 sack nas últimas 3 temporadas somadas. Em um time em reconstrução, Hudson tem tudo pra ter mais uma temporada de nível excelente.

3. Jason Kelce – Center – Philadelphia Eagles

Um dos mais veteranos dessa lista, Kelce tem sido o Center titular dos Eagles na última década. Titular em todos os jogos das últimas 5 temporadas, o jogador se notabilizou por ser o âncora de uma linha ofensiva que tem estado entre as melhores da NFL nas últimas temporadas. Não perdeu um snap sequer em 2019, o que prova que, apesar dos 32 anos, segue no auge da sua forma. Em 2020, tem tudo para voltar a figurar no First Team All-Pro, como tem sido rotina nas últimas 3 temporadas.

Jason Kelce: o veterano Center é um ponto de solidez na OL dos Eagles (Getty Images)

2. Zach Martin – Guard – Dallas Cowboys

Zach Martin é sinônimo de segurança. São 6 temporadas na NFL: 6 vezes indicado ao Pro Bowl; 4 vezes First Team All-Pro e 2 vezes Second Team All-Pro. Tendo perdido apenas 2 jogos por lesão na carreira (em 2018), Martin se notabilizou por ser uma das âncoras da OL do Dallas Cowboys que, na última década, se consagrou como uma das melhores da Liga.

Se Tyron Smith já não é mais um garoto; se Travis Frederick precisou se afastar do futebol americano por questões de saúd; se a linha ofensiva dos Cowboys já não é tão dominante quanto outrora, Zack Martin continua sendo um ponto de solidez nessa unidade.

1. Quenton Nelson – Guard – Indianapolis Colts

Nelson é um dos jogadores com o impacto mais imediato ao chegar na NFL. Logo em sua temporada de calouro, foram apenas 2 sacks cedidos. Com sua chegada, a OL dos Colts saiu da 25ª posição pelo ranking do PFF em 2017 para a 3ª colocação em 2018. E ainda havia espaço para melhorar. Em 2019, Quenton Nelson foi ainda mais dominante. Não cedeu UM mísero sack em sua segunda temporada e repetiu as indicações ao All-Pro Team e a Pro Bowl que recebera no seu primeiro ano.

Sua habilidade em bloquear é admirável, especialmente abrindo espaço para o jogo corrido. Raros são as jogadas corridas dos Colts em que Nelson não bloqueia 2 ou até 3 jogadores. Forte o suficiente na linha, absurdamente ágil para avançar e fazer bloqueios em segundo nível. É difícil imaginar que isso possa melhorar ainda mais, dado o pouco tempo de Liga e a juventude do atleta.

Poucos jogadores são tão dominantes em suas respectivas posições. Na NFL aual, talvez só Aaron Donald. Infelizmente, esse duelo entre Nelson x Donald só veremos em 2021. Até lá, vamos apreciar como é bom ver esse Offensive Guard jogando.

Não acompanhou os Top 10 anteriores? Clica nos links e acompanhe: Top 10 QBs; Top 10 WRs; Top 10 RBs; Top 10 TEs.

Tobias Conti
Gaúcho, 28 anos, morador de Porto Alegre e pai da Cecília. Torço pro Grêmio e, segundo minha esposa, pra times de protesto: Racing Club, St. Pauli e Arsenal. Amo o futebol americano e o New York Football Giants (contraditório, não?!). Curto absolutamente todos os esportes. Nas horas vagas, sou professor de história em escola pública e estudo a relação entre política, história e esporte.

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Top 10