Seguindo a nossa linha de rankings para a temporada 2020, chegou a hora de avaliarmos o Top 10 Edge Rushers deste ano. Por se tratar de textos redigidos por pessoas diferentes dentro do site, cada um tem o seu critério de avaliação e seus jogadores preferidos. Então vamos avaliar os melhores da posição e seus impactos em cada equipe.

Menções honrosas: J.J. Watt (Houston Texans), Preston Smith (Green Bay Packers), DeMarcus Lawrence (Dallas Cowboys), Everson Griffen (Dallas Cowboys), Frank Clark (Kansas City Chiefs) e Yannick Ngakoue (Minnesota Vikings).

Obs.: Decidimos deixar de fora Von Miller, do Denver Broncos, por conta da lesão grave que tirou o jogador da temporada. Ele faria parte do Top 10, porém, o atleta não terá mais impacto positivo no ano de Denver e por isso foi cortado desse ranking.

Von Miller seria nome certo nessa lista, não fosse a lesão no tornozelo cuja cirurgia o deixará em recuperação pelos próximos 6 a 8 meses, encerrando precocemente sua participação na temporada. (Dustin Bradford / Getty Images)

10. Shaquil Barrett (Tampa Bay Buccaneers) 

Estatísticas 2019: 19.5 sacks, 37 QB Hits, 19 tackles for loss e 6 fumbles forçados

Como um raio fulminante, Shaquil Barrett chocou a todos em 2019. O atleta de 27 anos entrou em sua primeira temporada com o Buccaneers e em seis semanas conseguiu anotar 13.5 sacks. No seu primeiro ano no sistema de Todd Bowles, coordenador defensivo de Tampa Bay, Barrett foi fundamental para fortalecer o pass rush e ajudar o seu time a se tornar a melhor defesa da Liga contra o jogo terrestre na temporada.

Depois de vencer os prêmios de melhor jogador defensivo no mês de setembro e ser escolhido ao Pro Bowl em 2019, agora, em seu segundo ano em Tampa e sétimo na NFL, Barrett será mais visto como um jogador de pass rush de elite na posição e vai precisar manter o seu nível para ajudar o projeto da equipe da Flórida a chegar aos Playoffs e, quem sabe, lutar por título na temporada.

9. Za’Darius Smith (Green Bay Packers)

Estatísticas 2019: 13.5 sacks, 37 QB Hits, 17 tackles for loss e 1 fumble forçado

O ano de 2019 apresentou novos nomes no grupo de edge rushers que elevaram o patamar de seus times na temporada. Za’Darius Smith foi mais um desses exemplos e que trouxe mais esperança ao pass rush em Green Bay, que vinha sofrendo nos anos anteriores. Za’Darius saiu de sua melhor temporada no Batimore Ravens para elevar o seu patamar e ser a estrela do Packers.

Seus 13.5 sacks em 2019 foi a sua melhor marca na carreira e que credenciou o jogador a ser escolhido pela primeira vez ao Pro Bowl, além disso, o jogador fez parte do First Team All-Pro pelo Pro Football Focus

8. Nick Bosa (San Francisco 49ers)

Estatísticas 2019: 9 sacks, 25 QB Hits, 16 tackles for loss, 1 fumble forçado, 2 fumbles recuperados e 1 interceptação

Entrando apenas em sua segunda temporada na NFL, Nick Bosa já provou o seu potencial de futura estrela da Liga. O jogador de 22 anos foi a 2ª escolha geral do Draft de 2019 e uma das peças chaves na defesa do 49ers, que representou a NFC no Super Bowl LIV.

Em sua temporada de estreia, Bosa já foi selecionado ao Pro Bowl, venceu dois prêmios de melhor jogador das semanas 5 e 8, foi o melhor jogador defensivo do mês de outubro, fez parte do time dos calouros de 2019, além de ter sido premiado como o calouro defensivo do ano. Bosa teve diversos prêmios que o credenciaram como um jogador para monitorarmos a sua evolução na temporada 2020.

7. Joey Bosa (Los Angeles Chargers)

Estatísticas 2019: 11.5 sacks, 31 QB Hits, 18 tackles for loss e 1 fumble forçado 

Depois de falarmos do irmão mais novo da família Bosa, chegou a hora do mais experiente. Joey nem entrou em campo com a sua opção de 5º ano de contrato no vínculo de calouro e já quebrou o banco com a sua renovação. O jogador de 25 anos, que entra em seu quinto ano na Liga, foi o defensor mais bem pago da NFL e vai receber um salário médio de US$ 27 milhões pelos próximos seis anos. Em uma reconstrução acontecendo na equipe do Chargers, Bosa será importante para liderar essa defesa.

Em uma NFL em que a regra é o maior salário ser dado ao último jogador que assinar seu contrato, Joey Bosa entra em 2020 com muita pressão para fazer esses valores valerem a pena. Em seus quatro anos como atleta profissional, em três deles o jogador bateu a marca de 10 sacks. Em 2019, Joey foi ao Pro Bowl pela AFC e terminou entre os dez maiores sackadores da temporada. Com esse contrato gordo, o Chargers deve esperar a mesma produção para 2020.

Mesmo com a opção de 5º de seu contrato de calouro, os Chargers assinaram uma mega extensão contratual com o excelente Joey Bosa. (Weslley Hitt/Stringer)

6. Danielle Hunter (Minnesota Vikings)

Estatísticas 2019: 14.5 sacks, 22 QB Hits, 15 tackles for loss, 3 fumbles forçados e 1 fumble recuperado

No auge de sua carreira, nos últimos dois anos Danielle Hunter vem se tornando um dos principais nomes da Liga em sua função. Os números falam por si. Em suas últimas duas temporadas, o atleta de 26 anos tem 14.5 sacks em cada uma delas, mostra muita consistência e é um dos líderes da NFL.

Em 2019, Hunter foi pela segunda vez selecionado ao Pro Bowl e foi o melhor jogador defensivo da semana 14. Com a saída de Everson Griffen, agora tem a oportunidade de ser o líder da linha defensiva em Minnesota e liderar o time nesta temporada.

5. Cameron Jordan (New Orleans Saints)

Estatísticas 2019: 15.5 sacks, 25 QB Hits, 15 tackles for loss e 1 fumble recuperado

Aos 30 anos de idade, o líder da defesa do Saints segue mantendo sua produção e sendo um dos melhores edges da Liga. Em 2019, Jordan teve sua melhor marca em sacks e foi um dos líderes da Liga na estatística.

Cam conseguiu a sua quinta entrada para o Pro Bowl, foi escolhido para outros diversos prêmios como o melhor jogador da semana 13, escalado para o Second Team All-Pro da Associated Press e também reconhecido pelo Pro Football Hall of Fame para o time da década de 2010.

4. Myles Garrett (Cleveland Browns)

Estatísticas 2019: 10 sacks, 18 QB Hits, 11 tackles for loss e 2 fumbles forçados

Mesmo tomando um gancho pesado na parte final da temporada por um incidente feio com o quarterback Mason Rudolph, do Steelers, o defensive end Myles Garrett ainda assim se provou como um diferencial para a defesa do Browns em 2019. 

O jogador terminou o ano com média de 1 sack por partida e em 2020 já recebeu uma extensão contratual milionária de US$ 125 milhões pelos próximos cinco anos. Sua punição o impediu de receber prêmios individuais em 2019, mas Garrett chega com status de ser um dos principais nomes para a posição nesta temporada.

3. Khalil Mack (Chicago Bears)

Estatísticas 2019: 8.5 sacks, 14 QB Hits, 8 tackles for loss, 5 fumbles forçados e 1 fumble recuperado

Apesar de ter tido sua pior temporada na estatística de sacks desde o ano de calouro, Khalil Mack segue sendo um nome temido pelos quarterbacks adversários e respeitado no mundo da bola oval.

No ano passado, terminou entre os quatro melhores da liga em fumbles forçados (terceira vez que finaliza entre os 5 melhores na estatística). Isso prova que, mesmo com número de sacks menor do que o seu habitual, ainda assim consegue gerar turnovers para Chicago. Em uma temporada bem abaixo do Bears, o jogador de 28 anos foi reconhecido apenas pela sua seleção ao Pro Bowl, participando da lista dos melhores de sua posição pela quinta vez na carreira.

Mesmo depois de mudar-se dos Raiders para os Bears, Khalil Mack segue sendo um dos pass rushers mais dominantes da NFL. (Vincent Carchietta/USA TODAY Sports)

2. TJ Watt (Pittsburgh Steelers)

Estatísticas 2019: 14.5 sacks, 36 QB Hits, 14 tackles for loss, 8 fumbles forçados, 4 fumbles recuperados e 2 interceptações

Em seu terceiro ano de NFL, T.J. Watt foi fundamental para elevar o nível da defesa do Pittsburgh Steelers e transformar a unidade em uma das melhores da Liga. A contribuição de Watt transparece nos números: mais uma temporada com dois dígitos de sacks em três anos de carreira profissionais e 10 turnovers em 2019.

E com uma temporada espetacular, T.J. foi reconhecido pela primeira vez sendo escolhido para o First Team All-Pro da Associated Press, segunda seleção para o Pro Bowl e foi o melhor jogador do mês de novembro pela AFC. Depois dessa exibição de elite, 2020 é para sacramentar T.J. Watt como um dos jogadores de elite na função de edge rusher.

1. Chandler Jones (Arizona Cardinals)

Estatísticas 2019: 19 sacks, 26 QB Hits, 11 tackles for loss e 8 fumbles forçados

É uma decisão difícil escolher entre Watt e Jones para a liderança do top 10, mas vamos com o mais consistente até aqui. São cinco anos seguidos de Chandler Jones conquistando dois dígitos de sacks em cada temporada e por dois times diferentes. Em 2019 foi o melhor deles, chegando à marca dos 19 sacks em Arizona. Além de chegar a este número enorme, Jones pôde contribuir com 8 fumbles forçados, sendo peça vital para o funcionamento do pass rush do Cardinals.

Este nível de atuação lhe rendeu a sua segunda eleição para o First Team All-Pro da Associated Press (2017 e 2019), terceira visita ao Pro Bowl, duas vezes eleito o melhor jogador defensivo da semana, além de receber o prêmio de melhor defensor do mês de dezembro em 2019. Agora, com os Cardinals fortalecidos, Chandler Jones poderá demonstrar mais uma vez seu alto nível e ajudar a sua equipe a alçar vôos mais altos em 2020.

Já conferiu os Top 10 das posições de ataque? Confere aí: QB, WR, RB, TE, iOL, OT.

Maykon Barreto
Paulista, formado em jornalismo e torcedor fanático/sofredor pelo New Orleans Saints. No twitter, criou a página Saints Nation BR e tenta de alguma forma criar conteúdo sobre o esporte que conheceu em uma tarde solitária na véspera de Natal.

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Top 10