Dois dos melhores times da liga, dois dos melhores quarterbacks, elencos recheados dos melhores WRs, ambos com uma ótima defesa e excelentes head coaches. Nada mais justo do que Bills ou Chiefs representarem a AFC no Super Bowl. As expectativas eram altas para a partida, e mesmo que não houvesse aquela emoção até o último segundo, foi uma excelente performance.

O primeiro quarto começou com Sean McDermott chamando muitas jogadas RPO, criando uma ótima separação para os recebedores e potencializando as corridas pelo meio. Essa chuva de RPO levou Buffalo a uma vantagem inicial de 9 x 0. Mahomes & Cia com desvantagem de 2 ou mais posses em um jogo de pós-temporada? Cenário muito conhecido pelos torcedores do Chiefs.

Kansas City começou a partida com dois erros capitais – um drop de Hill em uma 3ª descida e um muffed punt de Hardman, na beira de sua própria endzone. A partir dessas duas primeiras posses, o ataque dos Chiefs foi impecável, impossível de se parar. Enquanto o ataque de Buffalo ficava perdido, sem saber o que fazer.

Kansas City Chiefs vs. Buffalo Bills, AFC Championship Game - Arrowhead Stadium, Kansas City, MO., January 24th 2021
QB Josh Allen sendo sackado por defensor dos Chiefs no AFC Championship Game.
Fonte: Jim Berry/Kansas City Chiefs.

Aquele Josh Allen inseguro de 2018 começou a aparecer, segurando muito a bola, tentando de qualquer maneira estender a jogada. Como resposta, Steve Spagnuolo começou a pressioná-lo cada vez mais, com blitz de DBs, povoando o box, jogando com diferentes tipos de cobertura. Consecutivamente, Allen colapsou e surgiram diversas penalidades por Intentional Grounding, passes quase interceptados, overthrows e afins.

Já no ataque do Chiefs, tudo dava certo. Passes longos, screens, corridas, play action, end around. Como parar a velocidade de Hill e Hardman? A separação de Kelce? Os improvisos de Mahomes? A resposta é simples: em um dia inspirado, não se para. Foram 3 campanhas longas seguidas que chegaram até a endzone, cansando ainda mais a defesa adversária e aproveitando os buracos deixados por ela. Em um piscar de olhos, o 9 x 0 de Buffalo virou um 21 x 12 para Kansas.

Kansas City Chiefs vs. Buffalo Bills, AFC Championship Game - Arrowhead Stadium, Kansas City, MO., January 24th 2021
QB Patrick Mahomes passando a bola no AFC Championship Game contra o Buffalo Bills.
Fonte: Sam Lutz/Kansas City Chiefs.

Na volta do intervalo, a defesa do Bills conseguiu segurar o explosivo ataque dos Chiefs a apenas um field goal. Seria a hora da virada, a mudança de ares para conseguir uma reação? Não dessa vez.
Pela segunda campanha seguida, o ataque comandado por Brian Daboll chega na beira da endzone e só consegue 3 pontos. Desde então o jogo já estava decidido. KC ainda conseguiria mais duas posses com um touchdown, deixando o tão esperado confronto entre os dois melhores times da AFC em uma singela lavada de 38 x 15.

Josh Allen ainda ensaiara uma reação com um touchdown e um onside kick recuperado, mas isso não foi suficiente para reverter os 38 pontos impostos pelo time de Andy Reid. Fim de jogo 38 x 24, com uma atuação de gala de um dos melhores ataques da história da NFL. O troféu do Lamar Hunt fica em casa pelo segundo ano seguido e os Chiefs vão defender o título em Tampa.

Confira, no nosso podcast, um recap da rodada e um preview do Super Bowl!

E confira aqui um recap da final de conferência da NFC!

Rodrigo Souza
Um dos poucos torcedores dos chargers no mundo. Viúva de Philip Rivers e psicólogo em formação. Eventualmente curo minha abstinência de futebol americano com basquete

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Artigos