Esse texto é o segundo texto de uma série que vai tratar sobre os maiores jogadores da história em cada posição do futebol americano. E, hoje, vamos falar sobre os wide receivers.

Que tal acompanhar essa série na ordem? O primeiro texto falou sobre os maiores QBs da história. Confira ele aqui.

Menção honrosa: Calvin Johnson, Larry Fitzgerald e Tim Brown.

5. Steve Largent

Steve Largent teve a honra de ter sido o primeiro número aposentado pelo Seattle Seahawks, em 1996 – excluindo o 12, que representa a torcida e foi aposentado em 1984 -, e ele mereceu isso. Consistente e técnico de uma forma impressionante, atuou em uma época que o jogo aéreo ainda não era uma marca de toda a NFL e obteve 819 recepções totais para 13.089 jardas e 100 touchdowns. Quando pendurou as chuteiras, liderava nesses três quesitos entre todos os WRs, mostrando o quão dominante ele foi. Em 1998, foi eleito como o 46º melhor jogador da história da Liga pelo The Sporting News, sendo o único Seahawk incluído.

4. Terrell Owens

Vou começar a falar de Terrell Owens dizendo que uma das maiores vergonhas que o Comitê de Hall da Fama da NFL passou na história foi não ter escolhido ele no primeiro ano que foi elegível. A Liga nunca deixou de incluir jogadores no seu HoF por causa de extracampo – essa é uma característica da MLB -, então ter feito isso foi, no mínimo, impensável.

Por mais que Owens não tenha sido aquele atleta exemplar fora dos estádios, ele foi bem sucedido em todos os times que passou, sendo produtivo recebendo dos mais diversos quarterbacks – ele teve 829 jardas e 5 TDs quando jogou com Ryan Fitzpatrick (!!!). Teve 8 temporadas com mais de 1.000 jardas recebidas e 8 com mais de 10 TDs, e encerrou a carreira com 1.078 recepções para 15.934 jardas e 153 touchdowns – os dois últimos números são top-3 na história. Sério, foi uma piada de mal gosto ele ter entrado no HoF só em sua segunda oportunidade.

Foto do WR Terrell Owens em jogo pelo San Francisco 49ers. Ele está comemorando um touchdown, de costas para a câmera e de braços abertos, com uma bola de futebol americano na mão direita. Está centralizado na foto e, ao fundo, a arquibancada do estádio está desfocada.
Foto do WR Terrell Owens em jogo pelo San Francisco 49ers.
Fonte: Ohio Associated Press.

3. Don Hutson

Você deve ter notado, pelo texto passado, que eu amo falar sobre como os jogadores impactam sua posição – é uma boa forma de montar uma lista de melhores atletas da história. Então, colocando isso em mente, Don Hutson merece e muito esse 3º lugar.

Mesmo tendo atuado na década de 30, Jerry Rice, Randy Moss e qualquer outro wide receiver que venha a sua cabeça só são quem são por causa de Hutson. Numa época que a NFL girava em torno do jogo corrido, ele conquistou 74 recepções, 1.211 jardas e 17 touchdowns em 11 partidas em 1942. MIL NOVECENTOS E QUARENTA E DOIS. Ele foi pioneiro em tudo que você pode imaginar como características ideais para um jogador dessa posição: era explosivo, dominante em suas rotas e tinha uma belíssima habilidade de recepção. Foi o primeiro WR de elite, terminando a carreira com 7.991 jardas recebidas em 488 recepções, com 99 TDs. E ele se aposentou em 1945. Seus números são impressionantes para a época que ele jogava e é impossível fazer uma lista de melhores wide receivers da história sem falar de Don Hutson.

2. Randy Moss

Randy Moss foi, provavelmente, o WR mais fisicamente talentoso da história – possuía explosão, velocidade, bela habilidade de recepção, tudo em um mesmo jogador. É seu o recorde de mais touchdowns recebidos em uma temporada, com 22, por aquele famoso Patriots de 2007. Teve 10 temporadas com mais de 1.000 jardas em cada – o único a fazer isso além de Jerry Rice -, sendo uma delas em 1998, seu ano de calouro. Encerrou sua carreira com 156 TDs, segundo maior número, e 15.292 jardas, quarto maior, sem contar as 4 eleições para o All-Pro.

Ele era dominante em campo e um cara que complicava – e muito – a vida da secundária adversária. Uma característica marcante de Moss é que ele era produtivo com qualquer quarterback – seja ele Dante Culpepper ou Tom Brady. Não é qualquer WR que faz isso.

Foto do WR Randy Moss em jogo pelo New England Patriots.
Fonte: USA Today.

1. Jerry Rice

Não há debate para Jerry Rice ser o maior wide receiver de todos os tempos. Simplesmente não há. Ele encerrou a carreira com 1.549 recepções para 22.895 jardas e 197 touchdowns, quebrando todos os recordes passados da posição. Além disso, foi escolhido 10 vezes para o time principal do All-Pro, 3 vezes campeão do Super Bowl e foi o MVP no SB 23. Ele obtinha o recorde de touchdowns recebidos em uma única temporada – 22, conquistado em 1987 -, que foi quebrado em 2007 por Moss, sem contar que liderou a Liga nesse quesito por seis vezes.

Era um cara durável, que raramente se lesionava, e que possuía consistência, produtividade e técnica, tudo em um mesmo jogador. Ele combinava boa ética de trabalho, explosão no snap, bela habilidade de recepção e uma incrível vontade de ser, sempre, o melhor WR jogando. Ele merece o primeiro lugar indiscutivelmente.

Emanuelle Freire
Capixaba, eletrotécnica e apaixonada pelo Flamengo, pelos Patriots e pelos Lakers, acredita que assiste mais esportes do que é saudável para um ser humano (mas, ainda assim, ela está aqui).

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Artigos