Esse texto é o primeiro de um conjunto de artigos que vai explicar todos os acontecimentos no ano da NFL, desde a abertura da Free Agency até o Super Bowl. O objetivo desse glossário é ajudar pessoas que estão descobrindo mais sobre o esporte e tirar dúvidas sobre como é o calendário da Liga. Hoje, iremos falar sobre os training camps: o que são eles, sua importância e sua contextualização no cenário da pandemia de 2020.

Training camp é o nome dado ao período de treinos das ligas estadunidenses. No caso da NFL, esses treinos duram 6 dias (sendo o primeiro dia apenas para os jogadores chegarem às instalações de seus times) e são obrigatórios para todos os atletas. Do conjunto de workouts que acontece numa intertemporada, esse é o único que pode haver contato entre os jogadores – que passam a usar todo o equipamento de proteção que é característico do esporte. Além disso, os primeiros times a iniciarem seus training camps são aqueles que trocaram de head coach da temporada passada para essa temporada. Alguns dias depois, os outros times iniciam seus treinos.

Outro ponto a ser ressaltado é que os treinos podem acontecer tanto nas acomodações dos times como em campos de universidades. Também é muito comum times fazerem treinos em conjunto durante alguns dias, para treinarem algumas jogadas padrão. Depois de alguns anos de convivência, os atletas já estão acostumados a jogarem uns com os outros. Então, esses treinos trazem uma visão diferente para os próprios, pois eles estão jogando com pessoas que não são de seu costume.

Proximidade com os jogadores

São também os únicos treinos que a torcida pode assistir das arquibancadas, e não apenas por vídeos no Instagram e no Twitter. É a oportunidade dos torcedores verem seus times de perto antes da pré-temporada e ter contato com seus ídolos: muitos separam um tempo para tirarem fotos e autografarem jerseys e pôsteres. A imprensa também tem acesso liberado aos treinos, o que permite reportagens diárias com o resumo do que ocorreu com análises de jogadas de cada time e reports de quais jogadores estão se destacando.

O quaterback Tom Brady, à esquerda, assina o capacete de um torcedor que faz aniversário no mesmo dia que ele: 3 de Agosto. Foto tirada no training camp da equipe do New England Patriots nessa data, em 2017.
O aniversário do QB Tom Brady muitas vezes é num dia de training camp, uma oportunidade da torcida comemorar a data com ele.
Fonte: Steven Senne/AP Photo

Importância dos Training Camps

É no training camp que os treinadores novos e suas comissões técnicas se adaptam aos jogadores de seus times e começam a implantar, de verdade, a mentalidade que querem para aquela franquia. Os treinadores recorrentes se adaptam a novos jogadores vindos do draft ou pela free agency e passam para os veteranos as mudanças do playbook do ano anterior para o ano atual. Falando em playbook, é nesse período da offseason que ele é mais estudado e treinado em conjunto – como é o único treino obrigatório e o mais importante, é nele que as jogadas são mais vistas e praticadas.

As principais disputas de posição também acontecem nesse momento. Sabe aquele time que tem dois QBs e não decidiu ainda qual começará a temporada como titular? O que é visto no training camp tem grande peso nessa decisão. Como a maioria dos times entra nesse período com o limite máximo de jogadores permitidos numa offseason, esses treinos são determinantes para as comissões técnicas escolherem quem fará parte do elenco da temporada regular.

Os quaterbacks do Washington Redskins fazem uma jogada durante o training camp da equipe, em 2019. Mais à esquerda, Colt Mc Coy, no centro da imagem, Case Keenum e, à direita, Dwayne Haskins.
Disputa de QBs do Washington Redskins em 2019: da esquerda para a direita, Colt McCoy (7), Case Keenum (8) e Dwayne Haskins (12).
Fonte: Steve Helber/AP Photo

Como é possível ver, os training camps são os treinos mais importantes da offseason e decidem o futuro de diversos jogadores, principalmente aqueles de final de elenco e que estão disputando uma vaga. É nesse momento que a comissão técnica começa a ter uma noção de como será a temporada do seu time e que outras mudanças são necessárias de ser feitas para os jogos regulares.

Training camps e 2020

Se você estiver lendo esse texto depois de 2020, essa parte pode parecer meio estranha, mas não é. Com a pandemia devido ao coronavírus, o mundo passou por um longo período de quarentena, o que afetou os calendários da NBA, da MLB e da NHL, por exemplo. Acho importante você ler esse pedaço para entender melhor como foi esse tempo e saber como a Liga pode agir se algo assim acontecer de novo. Agora, se você está lendo isso em 2020, pode continuar que eu vou falar sobre como os training camps precisarão ser adaptados às regras de distanciamento social.

Os outros acontecimentos da offseason precisaram ser ajustados: o NFL Draft aconteceu de forma on-line pela primeira vez na história e os minicamps estão acontecendo por chamadas de vídeo. E os training camps também precisarão ser. A primeira alteração é que nenhum time fará seus treinos fora de suas instalações: o que era comum antes, com alguns times usando campos de universidades, não acontecerá esse ano. Assim, a NFLPA pretende reduzir a necessidade de viagens consideradas desnecessárias, o que colocaria os atletas e as comissões técnicas em maior risco. Além disso, os treinos em conjunto com outro time estão cancelados. A NFL tem a intenção de que os training camps aconteçam na data marcada, mas isso vai depender das recomendações da Organização Mundial da Saúde e do governo federal.

Por enquanto, isso é o que se tem confirmado quanto aos camps de 2020. Porém, é possível especular outras coisas, como que provavelmente não haverá participação da torcida, para evitar aglomerações. A forma como a imprensa cobre os camps também deve mudar, já que vários jornalistas passam por mais de um treino de time – e isso pode aumentar a taxa de contaminação. Não se sabe ainda como a Liga vai orientar os times quanto ao contato entre jogadores e técnicos, e muitos insiders acreditam que eles terão que passar 14 dias de quarentena sozinhos antes dos treinos começarem.

Emanuelle Freire
Capixaba, eletrotécnica e apaixonada pelo Flamengo, pelos Patriots e pelos Lakers, acredita que assiste mais esportes do que é saudável para um ser humano (mas, ainda assim, ela está aqui).

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Artigos