A intertemporada é uma época extremamente complicada para os fãs da NFL, principalmente no período depois do draft até o começo dos training camps. Parece que nada acontece na liga, e isso só piora quando a gente considera o fator “estamos no meio de uma pandemia e não sabemos quando vamos voltar ao normal”. Os últimos meses têm sido difíceis, e esse texto tem o objetivo de quebrar um pouco essa tensão. Então, vamos a uma lista de 5 curiosidades completamente (in)úteis sobre a Liga.

1. O Green Bay Packers é a única franquia que não tem dono

O Dallas Cowboys tem como dono Jerry Jones, e o New England Patriots, Robert Kraft. São duas franquias privadas e que buscam lucro, o que é característica de 31 times da Liga. Só o Green Bay Packers que não funciona assim. É uma instituição sem fins lucrativos de capital aberto que pertence à Green Bay Packers Inc – nome oficial da corporação. É comandada pela comunidade de Green Bay, cidade do estado de Winsconsin. Ou seja, ela possui mais de 300 mil sócios, ao invés de ser propriedade de um indivíduo ou de uma entidade corporativa – sendo a única franquia pública da NFL. Como uma entidade sem fins lucrativos de capital aberto, é a única da Liga a disponibilizar seu balanço financeiro anual. Ninguém tem permissão para deter mais de 200.000 ações, o que representa, aproximadamente, 4% das ações totais. 

Foto do time Green Bay Packers jogando.
Fonte: Wikipédia

2. Por que o Pro Football Hall of Fame é em Canton, Ohio?

Por causa do Canton Bulldogs. Foi um time que fez parte da Ohio League nos anos 20 e que integrou a NFL até 1927, quando foi extinto. Eles venceram 25 jogos seguidos entre 1921 e 1923 e, quando se levantou a possibilidade de se fazer um Hall da Fama para os jogadores da NFL, a cidade se mostrou interessada – e foi uma boa forma de honrar um time que marcou a história do começo da liga.

3. Os Dolphins foram o único time a terminarem a temporada invictos e vencer o Super Bowl

Como torcedora dos Patriots, me dói escrever isso (Eli Manning e David Tyree, saibam que eu vou odiá-los pelo resto da minha existência). Mas, em 100 anos de liga, só um time venceu todos os jogos da temporada regular e foi campeão: os Dolphins de 72 que, sob o comando de Don Shula, terminaram 14-0. Além deles, os Patriots de 2007 terminaram 16-0, mas perderam o Super Bowl 42, e os Bears em 1934, com 13-0 de recorde, e em 1941, com 11-0 de recorde.

Running back Mercury Morris correndo pelos Dolphins de 72
Fonte: USA Football

4. 7 times já venceram dois Super Bowls seguidos

Vencer dois Super Bowls seguidos é algo tão raro que só aconteceu 8 vezes. Os Packers venceram os dois primeiros SBs, os Dolphins, o 7 e o 8 e os Steelers, o 9 e o 10 e, depois, o 13 e o 14 – sendo o único time que teve dois títulos de Super Bowl seguidos por duas vezes. Os 49ers venceram o 23 e o 24, os Cowboys, o 27 e o 28, os Broncos, o 32 e o 33, e os Patriots, o 38 e o 39.

5. Se todos os times da liga terminarem empatados, a classificação para os playoffs é determinado ao jogar uma moeda

Eu sei, parece piada, mas não é. A Liga tem um calendário muito bem organizado e um total de 12 critérios de desempate, como número de vitórias dentro da divisão e da conferência . E, na história da NFL, só se foi usado até o 5º critério, que é força de vitórias. Entretanto, se todos os 256 jogos da temporada regular terminarem em um empate com o placar de 3-3 – o que é necessário para se superar os 11 primeiros critérios, os times jogam cara-ou-coroa para ver quem participa dos playoffs e quem não. Meio improvável de acontecer, mas a gente está em 2020: já ocorreu de tudo e mais um pouco.

Emanuelle Freire
Capixaba, eletrotécnica e apaixonada pelo Flamengo, pelos Patriots e pelos Lakers, acredita que assiste mais esportes do que é saudável para um ser humano (mas, ainda assim, ela está aqui).

    You may also like

    Leave a reply

    O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

    More in:Artigos